Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Henri, Rene e David: traços em comum, traços de cada um.

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa
Pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte.
Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.





fonte: Wikipédia


Rene Gruau
(Itália, 1909 - 2004)
Na década de 1940 e 50 Gruau se tornou o preferido do mundo da alta costura, trabalhando com Femina, Marie-Claire, L'Officiel, álbum L'Du Figaro e outras revistas"de alto estilo".Alguns dos melhores trabalhos de Gruau podem ser vistos em seus tratados visuais feitos para Christian Dior, Balenciaga, Elsa Schiaparelli, e Hubert de Givenchy.
Em 1948, René Gruau partiu para os Estados Unidos a fim de trabalhar para Harper's Bazaar e Vogue, antes de se tornar o artista exclusivo da FLAIR.
Também produziu belas e surpreendentes propagandas para o Lido, Moulin Rouge e Bemberg. Quase até o momento de sua morte, aos 95 anos de idade, Gruau continuou a trabalhar para os grandes nomes da Alta Costura: Balmain, Fath, Schiaparelli, Balenciaga, Givenchy, Rochas, ao mesmo tempo produzindo desenhos de moda para Elle, Vogue, França, Madame Figaro e L'Officiel de la Couture.

fonte:http://www.americanfineartgallery.com


David Downton

(Kent,sul da Inglaterra,1959)

Estudou em Canterbury e Wolverhampton (illustração/ design gráfico: 1979-1981). Em 1984 mudou-se para Brighton e iniciou sua carreira de ilustrador. Pelos 12 anos posteriores, ele trabalhou nos mais diversos projetos: de anúncios de publicidade a embalagens,até ilustrações para literatura, livros de receita e ocasionalmente, moda.

Em 1996, o Financial Times contratou-o para desenhar nas temporadas de moda e desde então David ficou conhecido principalmente como Ilustrador de moda.

A lista de clientes de David inclui nomes de peso como: Tiffany & Co, Bloomingdales, Barney’s, Harrods, Top Shop, Chanel, Dior, L’Oreal, Vogue, Harper’s Bazaar, V Magazine and the V&A Museum.

Em 1998, ele começou a trabalhar no seu portfólio de retratos pintados das mulheres mais belas do mundo,incluindo Erin O’Connor, Paloma Picasso, Catherine Deneuve, Linda Evangelista, Carmen Dell'Orefice, Iman and Dita Von Teese.

Em 2007, David lançou Pourquoi Pas? o primeiro journal sobre Ilustração de Moda. Ele também trabalha como professor na London College of Fashion e em Abril de 2009 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universadade Academia de Arte em São Francisco.

fonte:http://www.daviddownton.com/




Nenhum comentário: